ACADEMIA SÉNIOR DE CAMPO MAIOR

O QUE É?
Centro de aprendizagem, de integração e desenvolvimento cultural, destinado às camadas mais idosas do concelho.

O QUE PRETENDE?
Constituir um espaço de valorização pessoal e colectivo.
Ser um centro de integração social que promova:
-A participação cívica;
-A troca de saberes;
-A aquisição de novas aprendizagens;
-O desenvolvimento continuado e útil de uma atitude mental desperta, cívica, crítica e interventiva no conjunto da sociedade.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Visita à Câmara Municipal de Campo Maior

Depois de uma primeira visita à principal empresa do sector privado, o Grupo Delta, desta vez foi visitada a principal instituição do sector público, a Câmara Municipal de Campo Maior. Assim se vai cumprindo o objectivo de dar a conhecer aos utentes desta academia os aspectos mais relevantes da vida da terra onde residem.

Numa primeira paragem, sob o arco da Praça, foi feito um resumo histórico dos Paços do Concelho, referindo as localizações que foi tendo ao longo dos séculos: na Vila Velha, dentro do castelo (século XIII a XV); na Praça Velha (século XVI a XVIII) e no sítio actual (desde 1740).


Os participantes na visita, observam e analisam a fachada virada à Praça da República, fazendo a interpretação de alguns dos pormenores. Aproveitando a ocasião, foi feita uma primeira abordagem à evolução dos edifícios da Praça ao longo do tempo.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho foram observados alguns documentos, escritos, visuais e pictóricos, dando relevância ao valor documental e artístico de cada um deles.Seguiu-se a apresentação de boas-vindas pela Vereadora Isabel Raminhas, em seu nome e do Presidente da Câmara que se encontrava ausente.

Começou a visita às restantes instalações com uma abordagem às transformações que foram tendo, desde as suas origens até à actualidade. Esta visita foi a ocasião para ver e observar espaços que geralmente não são acessíveis ao público que diariamente vai passando pela Câmara.

De regresso ao Salão Nobre, seguiu-se uma apresentação da orgânica dos serviços camarários, pelo Chefe de Gabinete e Assessor do Presidente, doutores João Muacho e Alexandre Florentino.

1 comentário: