Realizou-se no dia 12 de Outubro a sessão de abertura do ano lectivo 2009-2010. Com ela, inicia-se o terceiro ano de actividade da Academia Sénior de Campo Maior.
A sessão decorreu no salão da CURPI e teve a presença de muitos dos alunos e docentes que vão participar nas actividades da Academia ao longo do ano.
Intervieram como oradores o director da Academia, Francisco Galego, que apresentou um breve resumo da evolução, ao longo dos anteriores anos lectivos, e descreveu a situação actual no que respeita a actividades, alunos e instalações no começo do presente ano lectivo. O número de interessados na frequência das actividades aumentou muito, atingindo cerca de 90 participantes. Devido a esta circunstância, começa a sentir-me de modo premente a exiguidade dos espaços disponíveis na CURPI. Conta-se também com a cedência da sala de informática do Centro Internacional de Pós-Graduação Rui Nabeiro, amavelmente posta à disposição da Academia para as respectivas aulas. Por outro lado, houve que desdobrar turmas e ocupar todos os dias da semana, incluindo os sábados. Contudo, isto revela que é necessário encontrar soluções alternativas para corresponder ao interesse crescente da parte da população. Aproveitando a presenta do Eng. Ricardo Pinheiro, recentemente eleito para a presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, foi dito que, mal se verifique a tomada de posse, será pedida uma audiência para apresentar esta questão.
Seguidamente, falou o presidente da CURPI que sublinhou os problemas apresentados pelo director da Academia, acentuando a preciosa ajuda que as empresas Delta, o seu presidente Senhor Comendador Rui Nabeiro e seu filho João Manuel Nabeiro, que estavam presentes, têm dado para que se tornasse possível o funcionamento desta instituição, incluindo o caso particular da Academia.
A intervenção do presidente da CURPI
A intervenção do Senhor Comendador Rui Nabeiro que reiterou a disponibilidade para continuar a apoiar esta iniciativa, tão importante para Campo Maior.
Para surpresa de toda a assistência, que não tinha sido previamente avisada de que tal ia acontecer, irromperam na sala em grande alarido, duas senhoras, mãe e filha, que vinham dispostas a inscrever-se para frequentar a Academia. Tratava-se de duas personagens criadas por Manuel Salvador, nosso colaborador, e a professora Lurdes, com a qual a Academia mantém colaboração desde o seu início.
Foi um momento de grande hilaridade pois o diálogo estava muito bem construído, retratando ditos e situações próprios da cultura popular campomaiorense.
Sem comentários:
Enviar um comentário